Construções Ecológicas: ideias que podem mudar o mundo

Bruno Nunes
Postado por Bruno Azevedo Nunes
Categorias Sustentabilidade
Data 25-08-2015

A falta de água, desmatamentos, mudanças climáticas, aumento populacional … diante deste cenário, a sociedade cada vez mais têm se preocupado com o futuro do nosso planeta. Isto vêm impactando em todos os projetos recentes, preocupados em trazer soluções de reúso de materiais, iluminação natural e utilização de recursos naturais de forma mais consciente.

Arquitetura ecológica? Construção ecológica? Arquitetura bioclimática? Construção sustentável? Arquitetura sustentável? Enfim vários nomes mas todos relacionados em construções harmônicas com o meio ambiente, cada um tem suas particularidades e seus trabalhos diferenciados.

Casa ecológica no MéxicoCasa ecológica no México

O principal objetivo é a utilização de materiais disponíveis no próprio local da construção confeccionados de maneira artesanal ou semi-artesanal e que usam, na maioria das vezes, materiais como madeira, palha prensada na forma de blocos, fibras vegetais, adobe, terra, pedra… Um exemplo são os esquimós que usam o gelo, os índios que usam a terra, e vários outros povos tradicionais que dispunham apenas de recursos locais. Essas construções devem manter uma integração com o ambiente local, interferindo o mínimo na paisagem.

Alguns exemplos de construções modernas que seguem o conceito de construção ecológica podem ser vistas na Alemanha, EUA e México. Aqui no Brasil, a prática ainda é pouco difundida e sofre um certo preconceito embora tenha sido largamente empregada em cidades históricas que tem várias casas feitas de adobe.

Os tijolos de adobe são um dos materiais construtivos mais antigos do mundo. Sua composição consiste em uma mistura de água, terra e fibras orgânicas dispostos em formas para secagem ao sol. O material oferece vantagens como baixo consumo energético na fabricação e um excelente isolante térmico.

Casa ecológica na InglaterraCasa ecológica na Inglaterra

Na Alemanha, na cidade de Weilburg, está o prédio mais alto da Europa construído de terra crua (taipa-de-pilão). Com 6 andares, o prédio já resistiu a um incêndio e tem quase 200 anos.

Edifício de Barro de Weilburg AlemanhaEdifício de barro de Weilburg – Alemanha

Hoje contamos com diversas opções de materiais e acabamentos que permitem uma fachada muito mais arrojada que antigamente além de maior durabilidade, embora as cidades históricas não deixem negar que estes materiais já são bastante resistentes.

Brian Liloia e um grupo de amigos construíram com as próprias mãos a COB House, uma casa utilizando apenas produtos ecológicos e de baixo custo. A construção levou 9 meses e custou 8 mil reais. Em sua composição, foram utilizados barro, madeira, pedras, areia e fibra. Utilizando a técnica da construção com COB, Brian conseguiu construir um casa simples más confortável e sustentável.

Casa sustentável do norte-americano Brian LiloiaCasa sustentável do norte-americano Brian Liloia

O Cob é um material de construção divulgado recentemente pelos movimentos de sustentabilidade e construção natural, ele é composto por argila, areia e palha, similar ao adobe. A mistura é a prova de fogo e altamente resistente a abalos sísmicos. Seu custo é quase nulo e é geralmente usado para fazer um tipo de arquitetura mais artística e escultural, por conta de sua fácil manipulação.

As paredes feitas com Cob devem ser grossas e servem como massa térmica, fazendo com que a casa se mantenha quente no inverno e fresca no verão, além de funcionar bem com variações de temperatura mais curtas, fazendo a casa ficar fria de dia e quente a noite. Algumas casa feitas com Cob em Devon, uma das regiões mais úmidas da Inglaterra, sobrevivem e estão em uso a séculos. O material tem muitas características comuns como o adobe, material muito comum no México e nos EUA.

Casa feita com Cob

O Cob pode ser composto conforme abaixo:

  1. Mistura de barro com fibras vegetais sovados.
  2. Terra-palha ou somente palha prensada na forma de blocos.
  3. Barro, cal, cimento e fibra vegetal misturados.
  4. Super-adobe, mistura tipo adobe em sacos de polipropileno.

Casa construída com Super AdobeCasa Construída com Super Adobe.

Abaixo alguns itens para uma construção sustentável:

  1. o planejamento da obra de forma sustentável;
  2. o aproveitamento dos recursos naturais (ventilação e luminosidade);
  3. eficiência energética;
  4. gestão e economia de água;
  5. gestão de resíduos;
  6. conforto térmico e acústico;
  7. uso de tecnologias e produtos que não agridam o meio ambiente.

A seguir alguns projetos sustentáveis

Em dezembro de 2011, Macy Miller, arquiteta americana iniciou a construção de sua Tiny House, uma habitação de 18 m² instalada sobre a estrutura da base de um antigo trailer que há pouco tempo foi apresentada ao público. 

Mesmo compacta, a simpática morada (capaz de comportar dois adultos) é confortável e eficiente, incluindo comodidades que vão desde o sistema de iluminação, à área de cozinha e o banheiro funcional.

Tiny House de Macy MillerTiny House

Este Resort está localizado no Sul da Bahia, tem capacidade máxima de 58 hóspedes o que facilita sua rede de tratamento de água e esgoto. Além da obtenção de energia solar e o uso de madeiras certificadas, o hotel aproveitou materiais locais, como por exemplo folhas secas caídas de árvores da região e cabos elétricos foram passados debaixo do chão, para não interferir na fauna e flora local.

Resort Kiaroa - BahiaResort Kiaroa – Bahia

O Projeto Ecorium vem de uma iniciativa do Instituto Ecológico Nacional da Coréia do Sul e foi desenhado por um escritório do país chamado SAMOO. A obra consiste em um impressionante “ecoaquário”, uma espécie de complexo que lembra uma grande estufa coberta por placas solares, com tecnologia que avalia a temperatura externa e regula a interna automaticamente. Cada uma das áreas abriga diferentes tipos de plantas em sua extensão de 3 mil metros quadrados.

Projeto Ecorium Coréia do SulProjeto Ecorium – Coréia do Sul

O edifício desenhado por CPG Consultants. É coberto com um telhado verde, que combina com o ambiente e serve como um local de encontro. A forma da construção é simples e todo o conceito é feito de três formas sinuosas, formando um átrio no coração da escola que é resfriado por poças de água e fontes.

Universidade Tecnológica de Nanyang - CingaturaUniversidade Técnológica de Nanyang – Cingapura

A Escola Ecológica, na Indonésia, ensina técnicas de construção em bambu, colheita e jardinagem, além da educação tradicional. O campus conta com tecnologia de ponta, onde agricultores, arquitetos e jardineiros transmitem total estímulo à educação.

Green School Bali IndonésiaGreen School – Bali, Indonésia

Para aqueles que estão planejando construir um imóvel, adote a possibilidade de optar por casas ecológicas, essas valorizam a sustentabilidade e um contato maior com a natureza, preservando a mesma.

As casas ecológicas possuem painéis solares térmicos que garantem o aquecimento da água, adotam um sistema subterrâneo que armazena água da chuva, podem ter em sua estrutura um gerador para a produção de energia elétrica, além da possibilidade de ser levantada com tijolo ecológico, garantindo assim a modernidade da residência.

Casa EcológicaCasa Ecológica

A China vai abrigar um complexo hoteleiro de luxo, seguindo padrões de construção ecológica, o projeto é de autoria da rede Intercontinental com 19 andares, 380 quartos e quase 100 metros de profundidade.

Todo o complexo será coberto por um telhado verde, utilizarão energia solar e geotérmica para suprir a demanda de eletricidade e aquecimento.

Ecoresort Cidade de Songjiang ChinaEcoresort cidade de Songjiang – China

Fontes

http://www.arquiteturasustentavel.org/grupo-de-amigos-constroi-casa-ecologica-de-8-mil-reais/
http://www.arquiteturasustentavel.org/6-tipos-de-casas-naturais-para-voce-se-inspirar/
http://www.infoescola.com/ecologia/construcao-ecologica/
http://www.infoescola.com/ecologia/arquitetura-sustentavel/
http://www.infoescola.com/ecologia/construcao-sustentavel/
http://estadodeminas.lugarcerto.com.br/app/noticia/noticias/2014/01/21/interna_noticias,47815/americana-foge-de-altos-custos-e-constroi-sozinha-casa-ecologica-bonit.shtml
http://www.lomek.com.br/novidades/hotel-mais-sustentavel-do-mundo-fica-na-bahia
http://blogaecweb.com.br/blog/a-escola-mais-verde-do-mundo/
http://blogaecweb.com.br/blog/conheca-6-construcoes-surpreendentes-de-arquitetura-sustentavel/
http://construindoedecorando.com/casas-ecologicas/
http://casa.abril.com.br/materia/12-incriveis-construcoes-verdes-do-futuro#5
http://www.casaprefabricada.org/casas-pre-fabricadas/casas-ecologicas-2/page/3
https://www.pinterest.com/pin/360288038913362013/
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Piseehochhaus_Weilburg.JPG
https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=de&u=https://de.wikipedia.org/wiki/Lehmbau&prev=search
https://blogdoguida.wordpress.com/tag/brian-liloia/
http://www.taringa.net/post/hazlo-tu-mismo/18400622/Construir-con-tierra-es-posible-y-saludable-Pasa-y-mira.html

(19) 98361-0020
Faça um orçamento!
WhatsApp