As vantagens da drenagem do solo na Agricultura

Bruno Nunes
Postado por Bruno Azevedo Nunes
Categorias Agricultura
Data 19-05-2017

Quando os solos têm excesso de água, acumulando-a por qualquer motivo natural ou artificial, é recomendado proceder com sua drenagem, para que ganhe maior e melhor resistência, aeração e estruturação.

As vantagens da drenagem do solo na Agricultura

Com isso, controla-se igualmente a elevação do lençol freático, assim como se contribui para evitar a salinização. Contudo, apesar dos benefícios da drenagem artificial dos solos, é necessário também avaliar o impacto ambiental.

De forma rápida, podemos enumerar algumas das principais vantagens da drenagem dos solos, principalmente do ponto de vista agrícola.

  • Saneamento das áreas inundadas;
  • Recuperação de solos alcalinos ou salinos;
  • Controle da salinidade;
  • Aumento da produtividade agrícola do terreno e;
  • Incorporação de novas áreas agricultáveis, ou seja, a transformação de brejos e pântanos e outras zonas úmidas em áreas de produção agrícola.

Assim, a drenagem é um processo fundamental na agricultura, que os empresários do setor primário não devem nem podem descuidar. Quando a drenagem natural dos seus terrenos não funciona, seja pelo excesso de chuva seja pela pouca porosidade do terreno, é necessário recorrer à drenagem artificial. E esta pode ser através de vários métodos.

As vantagens da drenagem do solo na Agricultura

Uma das soluções mais eficazes e cada vez mais procurada e implementada na agricultura é a utilização do geotêxtil e do tubo dreno corrugado de pead para fazer o sistema drenante. Esta técnica é utilizada tanto em obras de grande porte como de pequenas dimensões e consiste em utilizar um sistema drenante constituído pela manta geotêxtil, que funciona como elemento filtrante das águas, e o tubo dreno, que serve para conduzir a água em excesso para o exterior.

As vantagens da drenagem do solo na Agricultura

A NTC Brasil é especializada no comércio de soluções de drenagem. Para maiores informações, entre em contato por AQUI.

(19) 98361-0058
Faça um orçamento!
WhatsApp