22/05/2017

A importância do Tubo Dreno Corrugado na Drenagem de Solo

O Tubo Dreno Corrugado

O tubo dreno corrugado foi projetado para garantir alta resistência, tanto em relação ao impacto em sua região interior, quanto na região exterior, mas isso só ocorre graças à moldagem e ao material utilizado como base em sua produção, o Polietileno de Alta Densidade. Assim, se produzido com outro material que não o PEAD, como o aço, o polietileno tradicional, o alumínio e até mesmo o PVC, ofereceria uma curvatura de apenas 2%, o que não condiz com a flexibilidade exigida de um tubo corrugado. Além disso, sua durabilidade seria baixa o que geraria necessidades constantes de manutenção.

Os furos presentes no dreno funcionam como um auxiliar para maximizar a capacidade de drenagem e garantir um escoamento mais eficaz. Cada furo está estrategicamente posicionado para recolher os líquidos sem que o mesmo retorne facilmente ao solo, o que é fundamental em situações nas quais o uso do tubo corrugado tem função de retirar impurezas do solo.

Por ser um tubo anelado, consegue ser facilmente moldado sem que haja rupturas ou desgastes no material do tubo. O tubo corrugado tem seu design diferenciado para garantir maior segurança em seu uso, evitando que, em um curto período após a instalação, comecem a surgir falhas ou que o tubo distribua o líquido de escoamento em locais indevidos.

A importância do Tubo Dreno Corrugado na Drenagem de Solo

As vantagens do Tubo PEAD para a drenagem do Solo

A primeira vantagem de utilizar o tubo dreno corrugado é a praticidade e a maleabilidade do produto, pois o tubo pode fazer caminhos curvos e suportar desníveis de forma natural, facilitando inclusive a sua instalação, visto que, como o tubo será instalado de forma fluida, não haverá rompimento em dobras e o percurso será naturalmente formado. Em suma, não há necessidade de realizar recortes constantes para moldar o tubo de acordo com o projeto, o que economiza tempo e dinheiro e garante uma taxa muito menor de falhas por ligamentos entre tubos, algo que ocorre frequentemente com tubos similares.

Em seguida, deve-se ressaltar a qualidade do tubo PEAD como um todo, afinal, o mesmo oferece grande resistência, tanto química quanto mecânica, o que significa que mesmo havendo choques físicos, alteração no pH do solo ou interpéries climáticas, o tubo permanecerá intacto e funcionará perfeitamente. A alta resistência à compressão diametral é uma das principais vantagens do uso do tubo dreno corrugado, garantindo uma vida longa uma manutenção reduzida.

Na agricultura, por exemplo, o uso do tubo PEAD é uma maneira de manter o solo fértil e saudável durante o ano todo, principalmente em regiões áridas como o Nordeste Brasileiro. A drenagem de líquidos no solo evita a salinização e garante que não haja excesso de água na superfície, visto que a umidade em excesso auxilia a proliferação de fungos e bactérias e prejudica todo o cultivo. Já na construção civil, o tubo dreno corrugado consegue captar líquidos sem interferir no projeto, dispensando fluentes de esgotos e também funcionando como vala de absorção.

O uso do tubo dreno corrugado é ideal na drenagem do solo principalmente por funcionar de forma otimizada e equilibrada, ou seja, retirando o líquido necessário através de escoamento e direcionando esse material sem causar maiores danos ao solo. Os pequenos furos garantem a fluidez em sentido único e oferecem a retirada dos líquidos de forma gradual para que não haja impacto no solo e não sobrecarregue o nível de escoamento do próprio tubo.

A importância do Tubo Dreno Corrugado na Drenagem de Solo

Situações de drenagens de solo com uso do Tubo Corrugado

Uma das formas mais comuns de uso do tubo PEAD é na agricultura, principalmente para a realização do controle hídrico em grandes cultivos. No entanto, não é apenas o setor do agronegócio que pode se beneficiar com a drenagem do solo através de tubos corrugados, a saúde pública também está diretamente relacionada à drenagem do solo.

Exemplificando, pode-se citar aterros sanitários, que se utilizam de tubos dreno corrugados para drenar todo o líquido gerado pelo lixo, absorvendo-o do solo e redirecionando-o para uma área distinta, onde esse chorume não poderá afetar o meio ambiente e dessa forma garantir um aterro sanitário mais limpo.

Em campos esportivos e em rodovias, o uso dos tubos de drenagem PEAD funciona como forma de retirar o excesso de água da superfície e escoar de forma equilibrada todo esse líquido pelo solo. Nesses casos, a finalidade do tubo termina no próprio solo, pois realiza o redirecionamento das águas para garantir o bem estar na superfície. O uso desse modelo de tubulação de drenagem também é muito utilizado em aeroportos, pois assim como em rodovias o excesso de água nas superfícies pode causar graves acidentes.

Por fim, é importante salientar que a drenagem ideal só é alcançada através do formato anelado e dos furos posicionados estrategicamente. Um tubo liso e com furos, por exemplo, não seria tão eficiente, assim como apenas um tubo sanfonado não conseguiria captar o líquido do solo. A junção desses fatores faz do tubo corrugado o tubo ideal para drenagem de solo, independentemente da situação na qual o mesmo se encontra.

O escoamento proporcionado pela drenagem é realizado de forma rápida e eficaz, algo essencial para a retirada de impurezas do solo e para situações de emergências como excesso de água na superfície. Além disso, a alta resistência do tubo faz com que seja uma opção financeiramente viável, junto à facilidade de instalação e a adaptação fluida do tubo em qualquer solo.